Fala galera!
Hoje resolvi dar continuidade no meu primeiro post aqui no Câmera Mais: Entendendo a luz através da Física.
Se ainda não viu, veja aqui!
Tentarei falar de forma bem fácil e com algumas imagens para ilustrar melhor sobre o cinza 18% e a compensação de exposição!
Obviamente há explicações mais técnicas, mas quero explicar aqui o conceito, pois à partir disso cada fotógrafo segue sua linha de estudo.
O tal Cinza 18%
Todo fotômetro das câmeras mede a luz refletida, ou seja, diversos fatores impedem que a medição da luz seja precisa, tais como a característica dos objetos de absorção de luz, reflexão; além do fato de que a luz vai perdendo intensidade à medida que viaja ou quando é refletida, ou seja, cada objeto reflete a luz de uma maneira e com uma intensidade variada.
Pensando nisso, os fotômetros embutidos das câmeras adotam um padrão de cinza 18%, baseando-se na quantidade de luz que seria refletida por um objeto com esta aparência, o chamado cinza médio (cinza 18%). Há relatos de que a média de cinza adotado pelos fabricantes varia de 10% a 18%, mas o padrão mundial adotado é o de 18%.
Na prática, quando você fotometra algo branco, o fotômetro da câmera diz que ali tem muita luz refletida e ao “zerar o fotômetro” você tornará o branco em cinza, obtendo uma foto SUBEXPOSTA (escura)!
Quando se fotografa algo preto, o fotômetro da câmera diz que ali não há luz refletida (ou que há pouca luz refletida), e ao “zerar o fotômetro” você tornará o preto em cinza também, obtendo uma foto SUPEREXPOSTA (clara demais)!
Está complicado ainda?
Ok, vamos às fotos para exemplificar melhor!
Veja o que acontece quando você faz a fotometria no preto.
O fotômetro da câmera trabalha fazendo com que o preto fique cinza, ou seja, “adicionando mais luz até chegar no cinza médio”
Ao zerar o fotômetro, temos uma foto superexposta (com a exposição acima do ideal).
Veja o que acontece quando você faz a fotometria no branco.
O fotômetro da câmera trabalha fazendo com que o branco fique cinza, ou seja, “retirando luz até chegar no cinza médio”
Ao zerar o fotômetro, temos uma foto subexposta (com a exposição abaixo do ideal).
Agora veja o que acontece quando você faz a fotometria no cinza médio.
O fotômetro da câmera trabalha sem “adicionar ou retirar luz”, o cinza médio rebate a quantidade de luz necessária.
Ao zerar o fotômetro, temos uma foto com a exposição considerada ideal.
Vejamos agora as fotos com o preto e o branco feitas com os ajustes de Exif do cinza.
Note que embora a foto da esquerda, com exposição correta (mesmo exif do cinza) tenha ficado um pouco mais escura, ela preserva bem o branco do rosto. Isso obviamente poderia ter sido ajustado, mas por motivos de teste, o ideal é mostrar as diferenças entre as fotometrias.
Aqui fica evidente que quando a fotometria foi feita no branco (foto à direita), o fotômetro da câmera se equivocou mostrando que existia muita luz, quando na verdade não existia.
Pontos a se considerar.
* Quando falamos em tons médios, não é só o cinza que entra nesta faixa, mas todas as cores tem seu tom médio. Um vermelho pode ser mais intenso ou não, por exemplo.
* Na prática, o que eu tentei mostrar é que o preto absorve mais luz e o branco reflete mais luz, cabendo a você, fotógrafo, não “zerar o fotômetro” e compensar esta diferença.
* Com um fotômetro de mão, a fotometria seria sempre a mesma porque ele não mede a luz refletida, e sim a luz incidente, a que chega diretamente ao assunto/objeto. É por isso que este tipo de fotômetro é considerado muito mais preciso, porque não há o que pensar, a luz que chega é a luz ideal.
* Se for fazer um casamento, a ideia é sempre fotometrar no rosto dos noivos, que tem um tom médio.
Tá, mas e se os noivos tiverem a pele branca ou negra?
Aí você usa a compensação. Faz a fotometria no vestido branco da noiva e aumenta um ponto no que o fotômetro considerar correto, ou faz a fotometria no terno preto do noivo e diminui um ponto na fotometria. Claro que isso varia muito, mas sabendo como a luz se comporta, cabe a nós fotógrafos achar um ponto médio pra medir a luz ou compensar esta diferença.
Se o texto lhe pareceu confuso, leia com calma, mais de uma vez.
Se mesmo assim restarem dúvidas, faça a pergunta nos comentários, terei maior prazer em ajudar.
É isso aí, por hoje é só.
Espero que tenham gostado e até a próxima matéria!
Grande abraço à todos!