Olá pessoal, hoje vamos falar de fotografia de animais, não gosto de falar fotografia de PET, por que eu sempre penso em fotografia de garrafas plásticas (piadinha tosca, pode tocar a musica dos trapalhões 😛 )
Os animais tem ocupado um espaço maior em nossa sociedade, hoje não são apenas meros animais, são membros da família. Muitos casais deixaram de ter filhos para ter cachorros, gatos, passarinhos, etc. E com essa nova formação familiar o mercado da fotografia cria um novo nicho e uma nova demanda. Porém animais não são exatamente seres fáceis de fotografar, eles não falam, não ficam quietos por muito tempo, e fazem o que querem do jeito que querem.
Mas não pense que é impossível fotografa-los, aqui vão algumas dicas para você descobrir uma nova paixão na fotografia.
1- Goste de Animais
Parece cliché, mas essa é a regra principal para fotografa-los, animais são geralmente mais sensitivos que nós, e sentem quem não gosta deles, por isso nem arrisque a começar nessa área se você não gosta de animais.
2- Seja paciente
Animais são imprevisíveis, portanto se não tiver paciência você não vai conseguir resultados esperados. Como eu disse acima, animais são mais sensíveis e percebem a sua impaciência, com isso eles ficam desconfortáveis com você.
3- Seja Calmo
Ter calma é algo muito importante na fotografia, em qualquer ramo que você trabalhe. Porém com animais é um fator essencial, eles são particularmente atraídos por pessoas calmas e pacíficas. Muita agitação só atrapalha, mesmo que você esteja brincando com eles, convém ter calma, pois assim você consegue manter o controle e reduz a imprevisibilidade animal.
4- Foque sempre nos olhos
O olhar do animal é capaz de transmitir muito além do que você vê. É o principal modo deles se comunicarem é através do olhar, já que eles não sabem se comunicar como nós humanos.
5- Tente ficar na mesma altura que eles
A visão a partir da perspectiva humana além de batida é muito fria em relação ao ponto de vista do animal, quando você se iguala a mesma altura que eles estão você transmite uma nova perspectiva, e assim capta de melhor forma o sentimento e a linguagem corporal do animal.
6- Chegue perto
Parece meio óbvio, mas é absurdamente importante estar perto ou usar uma lente que te aproxime dele (caso fotografe algum animal selvagem é um tanto perigoso estar bem perto).
7- A vida é uma brincadeira, deixe os animais confortáveis
Animais não levam a vida tão a sério como nós, a melhor forma para deixa-los confortável é brincando com eles enquanto você os fotografa. Animais com medo ou inseguros travam, e não conseguem fazer absolutamente nada, portanto se você estiver disposto a fotografa-los esteja disposto a brincar com eles.
8- Se nada der certo apele pelo estomago
Se os animais não estiverem focados ou estiverem muito agitados, não há nada melhor que façam eles focarem do que petiscos, essa é a base do adestramento positivo. Reforçar o comportamento que você deseja com o que eles mais gostam, que é a comida. Lembre-se de fazer qualquer ensaio fotográfico antes do almoço ou janta deles, bicho com a barriga cheia não liga pra comida.
9 – Aprenda o básico de adestramento positivo
Assim como precisamos aprender iluminação, direção de modelo, entender um pouco de moda, maquiagem e tendencias, precisamos entender também como funciona a mente dos animais e como interagir com eles. Se você quer trabalhar com isso é sempre bom ter isso em mente.
Lembre-se: Não tome as dicas acima como regras, são apenas métodos que encontrei no meu dia-a-dia para facilitar o meu trabalho. Se você possui outros métodos sinta-se a vontade para comentar abaixo.
Gostou? Comente, compartilhe, dê like no facebook!
Abraços e uma piscadinha do Timmy meu cachorro e modelo =P
Resposta de 0
gostei muito